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Arquitetos: AIA Estúdio, Raphael Tepedino
- Área: 130 m²
- Ano: 2024
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Fotografias:Maíra Acayaba
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Fabricantes: Nova Opção, Zacarias
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo, a Padaria Martoca é o primeiro espaço físico da padeira Marta Carvalho. O projeto teve como principal premissa conceitual a criação de um espaço que refletisse o caráter artesanal da padaria e a relação de afeto da padeira com cada etapa dos processos de produção. A ocupação do espaço é definida por três elementos em concreto moldados in loco: balcão, banco e prateleiras de fundo de loja, que receberam o mesmo revestimento do piso, o cimento polimérico pigmentado. Através desse material foi definida a paleta de cor do projeto, sendo que no piso ele recebe aplicação de ladrilhos hidráulicos salpicados, cuja matéria prima é a mesma da massa única feita do cimento polimérico que, quando aplicada, confere unidade ao conjunto, com uma variação de tonalidade dependendo da altura. A textura deste revestimento contribui para esquentar o ambiente e reforçar o diálogo com o universo artesanal.
O balcão é o principal elemento de projeto que estrutura a ocupação, define a espacialidade da loja e seu eixo de circulação. Atravessando o espaço de ponta a ponta, ele abriga diversos usos. Dentre eles, a pia, que faz a transição entre a área de atendimento e a área de estar com banquetas altas. Ela foi criada a partir de um corte no balcão, revelando o interior dessa estrutura única moldada no local. Os “caquinhos” no interior apresentam uma mudança de materialidade, enfatizam a operação de corte e realçam a ideia de artesanal, pois foram compostos à mão com as sobras de cerâmica da obra. Também reforçam o acolhimento, despertado por uma memória afetiva em relação à arquitetura popular brasileira. A junta de latão foi usada no encontro dos materiais e texturas. A torneira, também em latão, foi desenvolvida por nós em parceria com Ateliê Arte Obra.
As mesas do salão, desenhadas por nós, executadas em serralheria, têm em sua superfície uma cerâmica aplicada, obras de arte feitas especialmente para a padaria, pela artista Tatiana Chalhoub. As arandelas e os bancos em eucalipto e palha de tabôa revestidos em resina de mamona são do artista Pedro Ávila. A estratégia de trazer esses elementos para integrar o espaço acabou adicionando uma camada interessante ao projeto que é o estabelecimento de um diálogo entre a pesquisa e a riqueza de uma produção artística artesanal e a produção artesanal de pães.
Para o projeto de ocupação da calçada foi criado um banco ao redor da árvore preexistente, uma mangueira. Composto por três módulos em formato circular, com pés niveladores em inox garantindo alinhamento e conforto ao sentar ele tem a superfície em chapa perfurada e pintura eletrostática. Além dele, foram desenhadas duas mesas soltas dobráveis também circulares para acomodar mais assentos na área externa. Para a fachada, elegemos uma cor que dialogasse com o interior, mas ao mesmo tempo oferecesse um contraste. Foi solicitado aos vizinhos do mesmo edifício autorização para pintura total, o que consideramos bom não apenas para a padaria, mas também para uma perspectiva urbanística de leitura de cidade.